A extroversão é marcada pelo engajamento pronunciado com o mundo externo.
Os extrovertidos gostam de estar com as pessoas, são cheios de energia e muitas vezes experimentam emoções positivas. Eles tendem a ser indivíduos entusiasmados, orientados para a ação, que tendem a dizer "Sim!" ou "Vamos!" para oportunidades de excitação. Em grupos, eles gostam de conversar, se afirmar e chamar a atenção para si mesmos.
A extroversão é marcada pelo engajamento pronunciado com o mundo externo.
Os introvertidos não têm a exuberância, a energia e os níveis de atividade dos extrovertidos. Eles tendem a ser quietos, discretos, deliberados e desvinculados do mundo social. Sua falta de envolvimento social não deve ser interpretada como timidez ou depressão; o introvertido simplesmente precisa de menos estímulo do que um extrovertido e prefere ficar sozinho. A independência e reserva do introvertido às vezes é confundida com hostilidade ou arrogância. Na realidade, um introvertido com pontuação alta na dimensão extroversão não procurará os outros, mas será bastante agradável quando abordado.
Pessoas amigáveis gostam genuinamente de outras pessoas e demonstram abertamente sentimentos positivos em relação aos outros. Eles fazem amigos rapidamente e é fácil para eles formar relacionamentos próximos e íntimos. Pessoas com pontuação baixa em Amizade não são necessariamente frias e hostis, mas não alcançam os outros e são percebidas como distantes e reservadas.
Pessoas gregárias acham a companhia de outras agradavelmente estimulante e recompensadora. Eles gostam da emoção das multidões. Pessoas com pontuação baixa tendem a se sentir sobrecarregadas e, portanto, evitam ativamente grandes multidões. Eles não necessariamente não gostam de estar com as pessoas às vezes, mas sua necessidade de privacidade e tempo para si mesmos é muito maior do que para indivíduos com pontuação alta nessa escala.
Assertividade com pontuações altas gostam de falar, assumir o controle e dirigir as atividades dos outros. Eles tendem a ser líderes em grupos. Pessoas com pontuação baixa tendem a não falar muito e deixam os outros controlarem as atividades dos grupos.
Indivíduos ativos levam vidas agitadas e em ritmo acelerado. Eles se movem com rapidez, energia e vigor, e estão envolvidos em muitas atividades. As pessoas com pontuação baixa nesta escala seguem um ritmo mais lento, mais tranquilo e relaxado.
Pessoas com pontuações altas nesta escala ficam facilmente entediadas sem altos níveis de estimulação. Eles adoram luzes brilhantes e agitação. Eles são propensos a assumir riscos e buscar emoções. Pessoas com pontuação baixa ficam sobrecarregadas com barulho e comoção e são adversas à busca de emoções.
Essa escala mede o humor e os sentimentos positivos, não as emoções negativas (que fazem parte do domínio Neuroticismo). As pessoas que pontuam alto nesta escala normalmente experimentam uma série de sentimentos positivos, incluindo felicidade, entusiasmo, otimismo e alegria. Pessoas com pontuação baixa não são tão propensas a um espírito tão enérgico e alto.